quinta-feira, 10 de março de 2011

Desviado ou não convertido: Quem é você amado(a)?

A paz do senhor amados! Perdão pelo meu sumiço, prometo não desaparecer por tanto tempo. Para quem não sabe, estou na fase final do meu doutorado, preciso defender minha tese até o final de julho e por essa razão não tem me sobrado tempo para fazer tudo que eu gostaria...Enfim,farei o que puder para não passar tanto tempo "calada". Vou fazer das tripas coração para postar pelo menos uma vez por semana. Será que consigo???? Chega de blá, blá, blá e vamos ao post de hoje!



Há uns dias atrás, eu li um post da minha amiga Beca (aqui) em que ela falava a respeito dos Cristãos que vivem num vai e vem danado. Ora estão se dedicando ao Senhor ora dedicam-se ao mundo. Como ela bem ressalotu, é muito comum nos depararmos (no MSN, orkut, facebook , twitter...) com frases do tipo: “Voltando pros braços do Pai” ou até mesmo “De volta ao primeiro amor” ... onde Cristãos querem demonstrar que estão de volta as coisas de Deus.



Não é nenhum crime, ou pecado mortal, afastar-se de Deus, afinal somos humanos, falhos e seguir a Jesus não é fácil (como muitos pregam por aí), muito pelo contrário. Ser cristão é uma decisão que precisamos tomar todos os dias, independente das circunstâncias que estejamos vivendo. Devemos ter em mente que próprio Jesus nos alertou que passaríamos por aflições e momentos difíceis: " No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16:33b) e disse também: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." (Mc 8:34b). Jesus não merecia ser crucificado, no entanto, ele foi. O que significa dizer que muitas coisas que não merecíamos aconteceram, muitas ainda vão acontecer,porém se Cristo venceu a cruz, nós também venceremos a(s) nossa(s). Tenha fé amado!




O problema é que muitos crentes esquecem da exortação que o apóstolo Paulo nos deu - “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?" (Rm 6:1-2)- e vivem como se fossem um iô-iô, vão e voltam para Deus, abusando da graça.Passam um tempo na igreja e outro no mundo. Pecam, se "arrependem", pecam novamente, se arrependem e assim vai. Estes são os chamados "desviados", porque conhecem o amor que Deus tem por nós, experimentaram da sua misericórdia mas infelizmente ainda são seduzidos pelas coisas do mundo que os cercam.



Cristãos desviados são mais comuns do que imaginamos porém eu gostaria de chamar a atenção de vocês para o fato de que nem todos que achamos ou se dizem desviados , nem se quer chegaram a se converter verdadeiramente. Para tanto gostaria de citar aqui a parábola do semeador que encontra-se no livro de Mateus, capítulo 13:1-9 e na explicação que Jesus deu da mesma (Mateus 19:19-23).

Párabola do Semeador
"Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Explicação da parábola

"Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta"

O senhor Jesus foi muito claro em sua explicação, não deixou dúvidas à respeito da interpretação. Podemos então perceber que somente em dois dos exemplos citados houve verdadeira conversão. Nos dois primeiros casos não houve conversão. Já terceiro(semente entre os espinhos) enquadram-se os chamados desviados e no último (semente em boa terra) estão os cristãos que estão envolvidos na obra de Deus, que o amam pelo que ele é e não pelo que ele pode dar, permanecem firmes, independente das circunstâncias. Ficou clara a diferença? Deu pra perceber que nem todos que se dizem, ou são chamados, desviados realmente os são??? Analisemos a nós mesmos: que tipo de semente somos? Semeada ao pé do caminho, entre pedregais, entre espinhos ou em boa terra? Que a paz do Senhor esteja convosco. Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Minha querida amiga, creio que vc foi muito acertiva com suas palavras nesse post. Penso que realmente é muito difícil ser cristão, verdadeiramente falando, pois temos que nos vigiar o tempo todo, mudar atitudes que são maleficas ao próximo e a nós mesmo!
    Lembramos que somos cristão quando nós é conveniente, quando nos aparece um problema e queremos a ajuda de Deus e ai nos bate aquela vergonha ao pensar que não fazemos nossa parte e cobramos para que ele faça a parte dele,sempre nos ajudando, e como ele é bom e misericordioso ele faz. Sou uma dessas que tem dificuldades de ser cristã e que erro muitas vezes e que cobro de Deus soluções para meus problemas, mas penso que aos poucos tenho me esforçado para seguir pela porta estreita, perseverar para um dia ser um bom exemplo de cristão.Continue escrevendo não desanime!!!! beijao

    ResponderExcluir
  2. @Daniela Amiga todos os dias, em muitas vidas, se cumpre a palavra do senhor que diz "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". Ai de nós se não estivéssemos vivendo no tempo da graça... Precisamos nos policiar diariamente e em todos os momentos. Obrigada pelas palavras de incentivo. Fico muito feliz que Deus fale contigo através dos posts. Beijos e fique na paz.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Fico muito feliz em receber o seu comentário. Beijos e fique com Deus!