quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Refletindo sobre a Educação

A paz amados, ontem recebi um email que me fez refletir bastante, me fez lembrar da minha época de escola quando: eu tinha meu caderno de caligrafia, a professora cobrava a tabuada (com noves fora e tudo), cantava o hino nacional todos os dias antes da aula começar, tinha aula de Educação Moral e Cívica entre outras lembranças. Trata-se de um relato de uma professora de Matemática muito preocupada com os rumos da Educação no nosso país. Compartilho agora com vocês este relato afinal, muitos já têm filhos e outros(como eu) pretendem tê-los ainda.



" Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança".


Este foi só um exemplo, porém se pararmos para observar, só um pouquinho, o que nos rodeia veremos que a situação está crítica e o que não faltam são ilustrações para o problema da Educação em nosso país. O problema na educação não é novidade, apenas está se "adequando" aos novos tempos. Reflitamos... Boa semana a todos!

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento..." e não falo aqui só do religioso não, incluo também Português, Matémática, Física, História, Geografia...

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Fico muito feliz em receber o seu comentário. Beijos e fique com Deus!