segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Doar sangue: um ato de amor



Olá amados, tudo bem? Quinta-feira passada eu estava assistindo ao Jornal de Notícias Local (RJ Tv) quando uma das reportagens me chamou a atenção e me deu a idéia de escrever este post. Hoje quero falar com vocês a respeito do ato de doar sangue. Nessa época do ano os estoques de bolsas de sangue encontram-se praticamente a zero, isto porque o número de doadores diminui enquanto que o número de pessoas que necessitam de uma transfusão sanguínea aumenta.

Na minha opinião, doar sangue é um ato de amor, é uma forma de fazer o bem sem olhar a quem (muitas das vezes não ficaremos sabendo quem iremos ajudar com a nossa doação). Eu sou uma doadora e toda vez que dôo sangue me sinto muito feliz porque sei que este ato salvará vidas. Você já doou sangue? Ainda não? Qual o motivo: medo, desconhecimento ou apenas falta de oportunidade? A seguir falarei um pouco sobre as principais coisas que você precisa saber em relação a doação de sangue.

As principais coisas que você precisa saber a respeito são: doar sangue é seguro, qualquer tipo sanguíneo será bem vindo, a doação é rápida, não dói, todo o material utilizado é estéril e descartável e você não será obrigado a doar sempre. Para que você seja um doador voluntário de sangue é preciso cumprir alguns pré-requisitos. São eles: estar de posse de documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 Kg e não precisa estar em jejum (embora seja recomendado evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

A doação de sangue acontece da seguinte maneira: o doador é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido com objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue. Na seqüência o doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde que verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. Se tudo correr bem o doador passará então para a etapa de coleta de sangue que dura no máximo 10 minutos. No final o doador receberá um lanche e informações sobre como proceder após a doação de sangue.

Em geral homens saudáveis podem doar sangue de dois em dois meses ( máximo de quatro doações por ano) e as mulheres de três em três meses (máximo de 3 doações por ano). Algumas situações podem impedir a doação de sangue temporariamente como por exemplo: estar com febre (acima de 37°C), estar gripado ou resfriado, gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana),amamentação (até 1 ano após o parto),uso de alguns medicamentos, anemia,cirurgias, extração dentária há menos de 72 horas, tatuagem e/ou percing (realizados a menos de 1 ano), ter sido vacinado(o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina) e ter passado por uma
transfusão de sangue(impedimento por 1 ano).

Procure o Hemocentro na sua cidade e saiba mais informações sobre este ato que pode salvar vidas! Aqui no Rio de Janeiro você poderá obter mais informações no site do Hemorio. Tire todas as suas dúvidas, converse com quem já doou e não tenha medo (tá a agulha é grande, mas não dói nada, rsrsrsrs).

Para encerrar esse post gostaria de deixar mais uma informação: cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas enquanto que em caso de acidentados mais ou menos seis bolsas de sangue são necessárias para salvar uma vida. Assim a quantidade de doadores deve ser maior que a de pessoas necessitadas desta doação e por essa razão ser doador de sangue é muito importante. Então vamos lá amados! Vamos começar o ano de 2011 fazendo algo que pode fazer diferença na vida de muitas pessoas. Eu vou fazer a minha doação e você? Se você gostou desse post divulgue, comente, converse com seus amigos. Quem sabe vocês não formam um time de salvadores de vida e vão todos juntos doar sangue. Seria maravilhoso, não é mesmo? Partiu? Beijos, fiquem com Deus.

3 comentários:

  1. ainda não posso doar sangue... um dia chego la!

    ResponderExcluir
  2. A quinze anos atras estive doente e minha irmã precisando de sangue , pois estava prestes a ter minha sobrinha , lá naquele tempo aprendi oq ue era banco de sangue , embora só em 2001 realmente tenha precisado de um banco de sangue por conta de uma cirurgia do meu pai, Simples desde então conheço gente que doa pelo menos uma vez por ano,o negocio é incentivar desde pequeno rs rs rs !!! assim que puderem possam realmente doar ,rs

    ResponderExcluir
  3. Valeu mana, e isso que é bom, se cada um desse um pouco seria uma maravilha mas Deus e grande
    e isso vai acontecer. fique na paz e bôa viagém
    e fuuuiii!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Fico muito feliz em receber o seu comentário. Beijos e fique com Deus!