sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Por que não comemoro mais Natal?

Resolvi escrever sobre este assunto porque muitas pessoas me perguntavam a respeito mas sei que estou dando a minha cara a tapa e que talvez eu gere muita polêmica...rsrsrsrs.

Assim como muitos, eu também já comemorei o Natal porém, por alguns motivos, deixei de adotar esta prática e não julgo quem as pratica. Antigamente, apesar de participar das festas natalinas, eu ficava muito incomodada com a hipocrisia de algumas pessoas. Pois observava que estas passavam o ano inteirinho praticando ações repugnantes e somente na noite de Natal, por influência do "espírito natalino", resolviam se comportar como as melhores pessoas do mundo. E o que é pior: bom comportamento este, que não chegava nem a durar vinte e quatro horas.Com o passar do tempo, esta foi apenas uma das razões para que eu deixasse de comemorar esta data. Comecei a refletir na seguinte questão: O que é o Natal? E foi em cima dessa questão e das respostas que encontrei para ela que eu já não comemoro mais o Natal e não sinto nenhuma culpa por isso.

A primeira resposta que vem na cabeça de todos nós em relação a essa pergunta é: "Ah, Natal é o aniversário de Jesus". Mas então outra questão veio a minha cabeça: quem disse que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro? Então recorri a Bíblia que é, para mim, a verdade. Li e reli muitas vezes e nenhuma das vezes encontrei alguma referência que me levasse a crer que Jesus poderia ter nascido neste dia. Então cheguei a conclusão: Jesus nasceu no dia 25 de dezembro= mentira! Pensando mais profundamente sobre isto e refletindo na Palavra de Deus eu cheguei a outra conclusão: se não há na Bíblia, nenhuma citação direta de que Jesus tenha nascido neste dia é porque o Senhor não quis nos revelar esta data, logo Ele teve os seus motivos. Como esta escrito em Dt 29:29 - as coisas encobertas, não reveladas, pertencem ao Senhor, a nós e aos nossos filhos somente as reveladas. O dia do nascimento de Jesus não nos foi revelado, então de onde tiraram a idéia de que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro?

O segundo motivo que me levou a tomar esta decisão foi: Ok, admitindo-se que Jesus tenha nascido neste dia, então este dia seria dele, Jesus seria a principal atração não é mesmo? Pois bem, isto não acontece. A estrela da noite de Natal chama-se Papai Noel e Jesus fica com o papel de um mero coadjuvante: um bebê lindo e indefeso deitadinho numa manjedoura. Nesta cena eu vejo duas coisas claramente: primeira – O meu Jesus não é mais um bebê deitado em uma manjedoura ele é o Leão da Tribo de Judá. A Bíblia o descreve em Ap 19:12-16 e até onde me consta Jesus não se parece em nada com a figura representada no Natal. Pelo contrário: os seus olhos são como fogo, da sua boca sai uma espada afiada e no seu manto e na sua coxa está escrito “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”. Então eu pergunto: Não estaríamos nós zombando do Senhor Jesus tratando-o como um bebê indefeso e esquecendo do sacrifício feito por ele, por mim e por você, na cruz? Amados, não podemos esquecer jamais que o que nos religou a Deus foi a morte de Jesus na cruz do Calvário e não o seu nascimento. Em segundo lugar: para mim é claro que o nascimento de Jesus foi um pretexto usado para enganar as pessoas, pois eu sei que muitos acreditam realmente que Jesus tenha nascido neste dia. No entanto não podemos esquecer do que o próprio Jesus nos disse “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada” (Mt 15:13) e complementando se a raiz não é santa, os ramos também não serão (Rm 11:16). O dia de Natal foi firmado numa mentira (nascimento de Jesus) e por isso não pode ser santo. O Natal, para a grande maioria das pessoas, se resume a dar e, principalmente, ganhar presentes, o que faz com que o Natal seja a época do ano em que as pessoas mais consomem. Sem contar no número de assaltos e roubos que acontecem na época. Então mais uma vez eu pergunto: Deus esta nisso amados? De certo que não.

Por tudo isso que escrevi é que eu não comemoro mais o Natal.Eu louvo a Deus e agradeço todos os dias a Jesus pelo que ele fez por mim na cruz. Não estou querendo com este post, dizer que sou a senhora da verdade, que estou certa e quem comemora Natal esta errado – de maneira nenhuma. Apenas estou expressando os meus motivos e minha opinião em relação a tudo isso. Se estou certa ou errada é o Senhor quem vai julgar por isso estou tranqüila pois sei que cada um dará conta de si. Como escrevi anteriormente, temos o livre arbítrio, somos livres para pensar o que quisermos em relação a qualquer assunto. Respeito a sua opinião e gostaria muito que a recíproca fosse verdadeira. Fiquem na paz de Jesus e que Deus nos abençoe.

6 comentários:

  1. Well o argumento de que a data é de Jesus é perfeito e a data sendo dele nada melhor que o comportamento dele a ser seguindo , segundo estudos diversos a data está longe de ser mesmo dezembro mas qualquer coisa que lembre materialidade nesta época do ano ,não caem bem mesmo não, e é isso que o natal têm se tornado cada vez mais , uma data de expressão materialista consumista e só !

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você! Porem penso que pode ser um momento de tregua onde pessoas que muitas vezes nem se falam tem a oportunidade de perdoar, em nome de Jesus. Penso tb ser uma otima hora de agradecer a todos que participam da minha vida e que muitas vezes não temos tempo, com a correria do dia a dia. Imagino que em nome do amor do Senhor Jesus muitas familias se unem, muitas pessoas doam amor, muitas recebem amor ... Para mim essa epoca é feita para refelxão sobre meu comportamento e sobre o que devo fazer de melhor para as pessoas que convivem comigo. Penso que se todos parassem nesta epoca para refletir e não somente comprar ai sim o espirito do Natal faria sentido.

    ResponderExcluir
  3. Gi...concordo também. Essa mentira é passada de geração pra geração. As crianças são o principal alvo nessa data...tudo se resume em papai Noel...um "bom velhinho" que tras presentes caros para as crianças que tem dinheiro e presentes baratos ou nenhum para outras....além da comilança e de outros consumos como se fosse o último dia do ano. Tenho dois filhos e não passo pra eles esses tipos de valores ou de crenças.A mentira não tem tamanho, assim como o pecado.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, parabéns! Entre todas as suas explicações do porque de não comemorar o natal, o que marcou para mim foi a sua coragem de “botar a cara a tapas”. Só pela coragem já valeu o texto. Certo estava Jesus quando disse que não se pode acender uma lâmpada e colocá-la em baixo da mesa. Que o Senhor seja contigo.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante os pontos que você abordou. Acredito que a leitura do artigo abaixo (bem como dos artigos relacionados) só vai acrescentar. Bjs.

    http://www.watchtower.org/t/201012/article_02.htm

    ResponderExcluir
  6. Muito bem faço das suas palavras as minhas e Jesus disse que devemos comemorar a suA morte e não seu nascimento ⭐📖

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Fico muito feliz em receber o seu comentário. Beijos e fique com Deus!