sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O que os seus cabelos dizem sobre você?

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história pra contar... hahahaha. Calma gente, não vou ficar aqui falando da letra da música do Roberto Carlos e muito menos falar de shampoo, condicionador, tinturas etc e tal. O que quero falar com vocês hoje é sobre o que podemos descobrir a respeito de uma pessoa apenas analisando os seus cabelos. Não estou dizendo aqui que vou descobrir os seus segredos - nada disso! Refiro-me a outras coisas, como por exemplo: dá pra saber se em algum momento da sua vida você já foi exposto a determinado composto químico.

Com o uso de metodologias apropriadas e equipamento adequado é possível verificar se uma pessoa usou algum tipo de droga (lícita ou não), se foi exposta a algum tipo de metal pesado (mercúrio, arsênio, chumbo e outros) ou a algum tipo de poluente orgânico (inseticidas, defensivos agrícolas, etc.) e outras tantas substâncias que são utilizadas diariamente em todas as partes do mundo. Isto é possível porque ao contrário de outras amostras biológicas (sangue, urina, leite materno) o tempo de permanência destes compostos no cabelo é maior e em alguns casos a determinação da presença dessas substâncias pode ser realizada meses e até anos depois do uso ou exposição. Assim o cabelo é considerado como um espelho do ambiente onde estamos sendo expostos diariamente. Isto porque se houver considerável exposição a determinado elemento químico, drogas ou até mesmo de ingestão de algum desses elementos com certeza a substância estará presente no cabelo.Mas como isso é possível? Como acontece? Para entender como isso acontece é importante saber algumas coisas a respeito da estrutura e conhecimento do cabelo.

Acima de tudo, o fio de cabelo é um pêlo. Possui a mesma estrutura de todos os pêlos do corpo humano, porém tem suas particularidades. O cabelo é uma fibra natural formada de queratina e é formado através de um processo composto de proteínas e de carboidratos. A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Um fio de cabelo é dividido em três partes: cutícula (camada externa do fio de cabelo e protege a estrutura do mesmo), córtex (região intermediária onde a estrutura do cabelo pode ser ttransformada) e medula (parte central do fio). O ciclo de vida do fio de cabelo humano engloba três fases: anágena (fase de crescimento do fio por dois a três anos), catágena (fase de transição entre a primeira e a terceira) e telógena ( fase de repouso, de dois a três meses, onde os cabelos são facilmente removidos dando início assim ao crescimento de um novo fio).

É na fase de crescimento dos fios que os capilares sanguíneos que envolvem o folículo fornecem nutrientes e outras substâncias externas (como traços de metais e drogas de abuso). Essas substâncias são então incorporadas ao fio de cabelo. As substâncias podem ainda ser incorporadas ao cabelo através das secreções das glãndulas sebáceas ou através da contaminação ambiental. Entendeu?

Agora você já sabe que os nossos cabelos podem dizer muito mais do que imaginamos ou queremos.Sim, os seus cabelos podem contar muitas histórias e, algumas delas, são capazes de deixar muita gente de cabelo em pé.... deu medo? Que nada. Força na peruca pessoal!

Um comentário:

Sua opinião é muito importante. Fico muito feliz em receber o seu comentário. Beijos e fique com Deus!